Como sou praticante desta arte marcial resolvi relatar não só meus exercícios com corrida mas também meus treinos de judô aqui no blog. Não sei se muita gente conhece como é o esporte então aqui vai uma pequena introdução:
Judô é a arte marcial japonesa que se especializa em projetar o adversário. Foi criado em 1882 pelo sensei Jigoro Kano e o objetivo da arte marcial é defesa pessoal, fortalecer o corpo, a mente e o espírito do praticante. É uma arte completa e bastante difundida no mundo inteiro.
Lutas e pontuação:
Durante uma luta de judô o objetivo é aplicar um golpe perfeito ou como dizem "nocaute do judô". Existem várias pontuações e punições durante uma luta.
Pontuações:
- Yuko: é um terço de ponto. Geralmente é dado quando o lutador realiza uma projeção com algumas falhas e derruba parcialmente o adversário fazendo o mesmo cair de lado. Essa pontuação também pode ser obtida caso o adversário seja imobilizado (ossaekomi) por 15 segundos.
- Wazari: é o meio ponto. Durante uma luta ao se obter dois wazaris eles são somados e obtém-se o ippon. O wazari é um ippon que não foi realizado com perfeição porém projetou o adversário de forma que pelo menos metade das costas tenha encostado no tatame. Pode obter-se um wazari imobilizando o adversário por 20 a 24 segundos.
- Ippon: é o ponto máximo do judô, o golpe perfeito. Essa pontuação é dada ao lutador que conseguir projetar perfeitamente o adversário durante a luta. Ao se obter o ippon a luta é finalizada e o lutador vence. Também é possível obter um ippon imobilizando o adversário por 25 segundos.
Uma luta de judô tem um tempo pré definido em cada categoria e idade, porém caso o lutador obtenha o ippon a luta termina independente do tempo já decorrido. Mesmo que o yuko seja 1/3 de ponto ele não é somado e é usado apenas para definir a luta caso não ocorra o ippon. Em caso de empate é declarado o "golden score" que é um tempo extra de luta aonde a primeira pontuação que ocorrer vence.
Punições:
- Shidô: é uma advertência. Um shidô não tira pontos do lutador porém é acumulativo e pode ser usado como critério de desempate em caso de golden score.
- Hansoku Make: é o cartão vermelho do judô. Caso um lutador faça alguma técnica inadequada tenha alguma atitude negativa durante a luta (como por exemplo dar um soco no rosto do adversário) ele pode levar o hansoku make sendo expulso da luta e dando a vitória ao adversário. Ao acumular quatro shidôs durante uma luta o lutador recebe um hansoku make.
Enfim, fiz um pequeno resumo sobre o que sei a respeito de lutas de judô. Aos poucos vou colocando mais informações para difundir mais o esporte que tanto amo. Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário